No entanto, o TDAH é um distúrbio comportamental e pode ser difícil de diagnosticar; é importante observar o comportamento e descobrir padrões e monitorar os efeitos do comportamento no trabalho e nos relacionamentos. Leia para mais informações também sobre ansiedade cura.
O que é TDAH?
TDAH significa Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e tende a afetar jovens entre 6 e 12 anos de idade. As condições podem deixar as pessoas inquietas e levá-las a agir por impulso. Acredita-se que a condição melhore com a idade, mas nem sempre.
O TDAH não é o fim da história, pois as pessoas com a doença podem apresentar sintomas adicionais, incluindo problemas de sono e problemas de ansiedade. Se o seu familiar sentir inquietação e ansiedade, procure um médico para obter um diagnóstico.
Como esse distúrbio pode afetar sua vida?
O TDAH causa inquietação e desatenção, o que pode ter uma influência significativa na vida de alguém, dificultando a concentração e o estabelecimento de relacionamentos. Mas também existem outros problemas, incluindo consumo excessivo de alimentos, uso indevido de substâncias, ansiedade e problemas para dormir.
Quando uma pessoa não consegue se concentrar adequadamente em seu trabalho ou estudos, isso pode afetar suas chances de vida, bem como sua qualidade de vida, especialmente se houver sintomas adicionais, como privação de sono. Mas como é possível saber se você ou alguém que você ama sofre de uma condição de TDAH?
Como saber se você tem TDAH
Pode ser difícil saber se alguém tem TDAH, especialmente se for mais jovem, entre 6 e 12 anos. O TDAH é um pouco mais fácil de diagnosticar em adultos, mas é bastante normal que crianças nessa faixa etária tenham muita energia e às vezes faltem atenção, então como você pode saber?
As três categorias principais para o diagnóstico da doença em crianças e adultos são desatenção, hiperatividade e impulsividade. A desatenção inclui ser facilmente distraído, a hiperatividade inclui a incapacidade de ficar parado e a impulsividade é falar sem pensar e com impaciência.
Como o TDAH pode ser tratado?
Antes de tratar o TDAH, ele deve ser diagnosticado por um profissional médico; é importante que os critérios para TDAH sejam atendidos e a condição seja grave o suficiente para justificar o tratamento. Existem vários tratamentos para o TDAH, incluindo remédios, terapia e mudanças no estilo de vida.
Medicamento típico para o TDAH inclui metilfenidato, lisdexanfetamina, dexanfetamina, atomoxetina, guanfacina. Para terapia, o TDAH é tratado com psicoeducação, terapia comportamental, treinamento de pais e TCC. Dieta e estilo de vida também desempenham um papel na cura.
Considerações finais sobre o tratamento
Nem sempre é fácil descobrir se você tem TDAH e procurar tratamento profissional para isso, mas é importante se você deseja melhorar sua qualidade de vida ou as chances de vida de um familiar. Fique atento a sinais de distração e hiperatividade, juntamente com perda de sono e ansiedade. Se esses problemas apresentarem um padrão ao longo do tempo, é hora de procurar ajuda de um profissional médico para um diagnóstico.